Marcopolo Rail inicia entrega das composições  do Aeromóvel ao consórcio AeroGru

Marcopolo Rail inicia entrega das composições do Aeromóvel ao consórcio AeroGru

15 de março de 2024
Image custom title

A Marcopolo Rail, responsável pela fabricação dos veículos que farão parte do sistema de People Movers de GRU, iniciou a entrega das primeiras composições, as quais circularão entre os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a estação de trem da Linha 13 Jade, da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo.

A 1ª composição chegará à cidade de São Paulo em 15 de março de 2024. O modelo People Mover, chamado de Aeromóvel A200, é composto por dois carros, em uma composição de 24,7 metros de comprimento, tendo capacidade de transportar até 2 mil pessoas por hora, em cada sentido. O veículo conta com abertura automática de portas identificadas e de fácil acesso, ar-condicionado, sistema antifogo, saída de emergência em cada cabeceira do veículo para desembarque na via, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e acesso à área interna facilitada, com oito portas amplas.

“Os passageiros terão à disposição um material rodante 100% automatizado, com alto nível de conforto, segurança e com controle realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), dispensando a presença de um condutor na cabine do veículo. Internamente, o layout foi desenvolvido para facilitar e otimizar o fluxo de entrada e saída de pessoas com malas no Aeroporto”, explica Petras Amaral Santos, Gerente Executivo da Marcopolo Rail.

Segundo Santos, “o processo de desenvolvimento e produção contou com um pavilhão industrial especialmente criado para a montagem dos People Movers, além de uma equipe de produção especializada. A engenharia Marcopolo Rail por sua vez, dedicou muitas horas ao projeto, sempre focada em vencer os desafios de desenvolver um produto especial (customizado a um cliente) e em trazer ao mercado uma solução confiável e de qualidade internacional”.

Todos os materiais, componentes e equipamentos foram desenvolvidos de acordo com as normas específicas para sistemas metroferroviários. “Nossos trens são fabricados seguindo normas específicas do setor, o que inclui testes estruturais que visam garantir durabilidade e robustez ao longo do ciclo de vida, além do atendimento a normas de fogo e fumaça. Temos controles de qualidade em todos os processos fabris, como por exemplo o controle de qualidade das soldas (N2).

Os veículos fabricados pela Marcopolo Rail, além da produção 100% nacional, caracterizam-se também por um alto índice de nacionalização dos componentes. A Marcopolo produz atualmente em suas fábricas vários subsistemas, como assentos e todo o interior dos veículos, além de revestimentos externos, atendendo à normas ferroviárias internacionais. “A Marcopolo tem se preparado como indústria e investido constantemente para atender ao setor ferroviário, enxergando potencial de crescimento no Brasil e demais países da América Latina. Nosso pavilhão industrial ferroviário, por exemplo, foi modernizado e ampliado em 2023, considerando volumes previstos nos segmentos de VLTs e Trens Regionais, modais que também temos em nosso portfólio. ”Em outubro de 2023 inciamos a produção de 3 composições de 2 carros para a EFE do Chile, com nosso modelo Prosper, para serem entregues no 2º semestre de 2024.”

Além da entrega da primeira composição do People Mover de Guarulhos em janeiro, a Marcopolo Rail ainda entregará na sequência mais duas composições.