Composições do Aeromóvel no consórcio AeroGru

Composições do Aeromóvel no consórcio AeroGru

Marcopolo Rail, fabricante dos veículos que farão parte do sistema de People Movers de GRU, entregou suas primeiras composições, as quais circularão entre os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a estação de trem da Linha 13 Jade, da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo. 

O modelo People Mover, chamado de Aeromóvel A200, é composto por dois carros, em uma composição de 24,7 metros de comprimento, tendo capacidade de transportar até 2 mil pessoas por hora, em cada sentido. O veículo conta com abertura automática de portas identificadas e de fácil acesso, ar-condicionado, sistema antifogo, saída de emergência em cada cabeceira do veículo para desembarque na via, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e acesso à área interna facilitada, com oito portas amplas. 

Os passageiros terão à disposição um veículo 100% automatizado, com alto nível de conforto e segurança, operado e monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), dispensando a presença de um condutor na cabine. O layout interno foi projetado para facilitar e otimizar o fluxo de entrada e saída de passageiros com malas no aeroporto. 
 
O processo de desenvolvimento e produção incluiu a criação de um pavilhão industrial exclusivo para a montagem dos People Movers e uma equipe de produção especializada. A engenharia envolvida no projeto dedicou muitas horas para superar os desafios de desenvolver um produto customizado para o cliente, oferecendo ao mercado uma solução confiável e de qualidade internacional. 

Todos os materiais, componentes e equipamentos foram desenvolvidos de acordo com as normas específicas para sistemas metroferroviários. Nossos trens são fabricados seguindo normas específicas do setor, o que inclui testes estruturais que visam garantir durabilidade e robustez ao longo do ciclo de vida, além do atendimento a normas de fogo e fumaça. Temos controles de qualidade em todos os processos fabris, como por exemplo o controle de qualidade das soldas (N2). 

Os veículos fabricados pela Marcopolo Rail, além da produção 100% nacional, caracterizam-se também por um alto índice de nacionalização dos componentes. A Marcopolo produz atualmente em suas fábricas vários subsistemas, como assentos e todo o interior dos veículos, além de revestimentos externos, atendendo à normas ferroviárias internacionais.